quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Combate as algas

Filamentosas: Raspagem manual nas áreas mais afetadas para se desprenderem e sucção posterior através de sifão; apagão 48h ou diminuição do fotoperíodo pela metade. Normalmente apenas com este método consegui eliminá-las em uma ou duas semanas. 

Marrom: Como normalmente aderem ao vidro, limpeza sem deixar nenhum vestígio de algas; troca de 30-40% de água; aumento da luminosidade. Note que existem casos que normalmente estas algas preferem aderir em zonas mais sombrias do aquário, comum em aquários compridos que usam lâmpadas do tipo PL. Neste caso, apenas aumente a luminosidade na área afetada. 

Seu surgimento em aquários novos é comum, mas se persistir ao longo dos próximos meses, é porque há algo errado com os parâmetros da água. 

Petecas: Remoção do excedente das áreas afetadas; diminuição da circulação de água; uso de Flourish Excel para o enfraquecimento da colônia e remoção com sifonagem retirando restantes das algas. É a mais chata de todas para se eliminar e precisa de muita paciência. 

Green Spot: Normalmente aderem a superfície lisa; remoção manual e maior frequência nas trocas parciais. Em alguns casos pode indicar que o aquário está com boa saúde, desde que seu surgimento não seja excessivo, indicando que níveis de nitrato presente na água. 

Algas verdes em suspensão
: Trocas parciais constantes e uso de Help Filter com cartucho limpo a cada 24h. O uso do UV também foi eficiente, porém necessita reforço na filtragem mecânica para que sejam retidas e posteriormente banida da água. Troca da media mecânica do filtro a cada 3-4 dias. Apagão de 48h para cessar sua proliferação aliado ao método acima, foi bem eficiente. 

O help filter mais eficiente e barato que conheço e recomendo: 
helpFilterPearling.jpg

Cianobactérias: Já usei Eritromicina para sua erradicação, porém, obtive melhores resultados apenas com o apagão e trocas parciais constantes. Normalmente aderem ao substrato ou folhas. Basta remoção para se desprenderem do local e posterior sifonagem; apagão de alguns dias para enfraquecerem e novamente remoção através da sifonagem e posterior reforço na filtragem mecânica. 

Basicamente é isso. 

Estou há algum tempo compilando um artigo sobre algas com alguns detalhes de como eliminá-las e em breve posto no fórum. 

Note que o tempo de apagão e métodos utilizados podem variar de acordo com o estágio de desenvolvimento das algas, bem como as características químicas da água. Ultimamente como possuo peixes que suportam pH abaixo de 6.0, sempre deixo o pH entre 5.5-6.0 (ou menos, variando a espécie). Neste pH é um tanto complicado algas proliferarem, exceto marrons e petecas. 

Mas como nem tudo são flores, ao mesmo tempo o aquário praticamente não possui bactérias benéficas neste range de pH, precisando de trocas regulares de água. Caso não há trocas regulares, haverá acúmulo de ácidos, podendo agir diretamente na saúde dos peixes.

Tratamento de plantas e peixes antes de colocar no aquario

Comprar em qualquer farmácia "Permanganato de Potássio", vem em cartela com 10comprimidos e custa cerca de R$1,25. 
Dissolver 1 compr. por litro de água que colocará em uma bacia. 
Retire as plantas que normalmente vem em arranjo de venda. 
Lave-as em água corrente e deixe de molho na água já preparada com o permanganato. 
Ficar de molho por no mínimo 40min.
Retirar e lavar novamente em água corrente e pronto, a planta esta ok para o plantio.
Este tratamento serve para para matar os caramujos, seus ovos, tirar algas e outros organismos maleficos que podem vir com a plantas. 

Algumas pessoas fazem a limpeza da planta com o produto Labcon Clean. é só lavar em água corrente as plantas e depois deixar de "molho" por algumas horas em um recipiente com o produto Alcon Clean. 

Já para peixes pode usar o produto Labcon Clean, é só pingar dentro do saquinho algumas gotas e aguardar uns minutos, pronto já esta desinfetado!

Fonte: